Legião Urbana

2 03 2009

O início

Legião UrbanaA banda começou em 1982, e era liderada por seu vocalista Renato Russo, e durou até 1996 com a sua morte. A primeira apresentação da Legião Urbana aconteceu em 5 de setembrode 1982 na cidade mineira de Patos de Minas, durante o festival Rock no Parque, que contou com outras oito atrações, entre elas a da Plebe Rude, que abriu opalco para a Legião.

Formação da banda

Em sua primeira formação, a banda era constituida por Renato, Marcelo Bonfá (baterista), Paulo Paulista (tecladista) e Eduardo Paraná (guitarrista). Mas logo foi reformulada, saindo Paulo e Eduardo e em 1983 assume como guitarrista Dado Villa Lobos.

Discografia

O primeiro álbum Legião Urbana, lançado em 2 de janeiro de 1985, é extremamente politizado, com letras que fazem críticas contundentes a diversos aspectos da sociedade brasileira. Paralelo a isso, possui canções de amor que foram marcantes na história da música brasileira, como “Será”, “Ainda é cedo” e “Por Enquanto”, esta última que é considerada como a melhor faixa de encerramento de um disco, segundo Arthur Dapieve, crítico e amigo de Renato Russo.

O segundo álbum, Dois, foi lançado em 1986. Foi o segundo álbum mais vendido da banda, com 1,2 milhões de cópias e muitos o consideravam como o mais romantico.

Que País É Este 1978/1987pode ser considerada a primeira coletânea feita pela banda de Brasília, das nove canções do disco, sete eram do antigo Aborto Elétrico (banda na qual Renato fazia parte antes da Legião Urbana). Esta é a obra mais punkda Legião Urbana e contém em seu encarte uma breve história do grupo. Foi o último trabalho oficial com a participação do então baixista Renato Rocha. Seu título provisório era Mais do Mesmo.

O álbum As Quatro Estaçõesde 1989 é considerado por muitos o melhor trabalho deles, além de conter o maior número de hits: são onze canções, das quais pelo menos nove foram tocadas incessantemente nas rádios. É o álbum mais vendido da Legião, com mais de 1,7 milhão de cópias,também considerado o disco mais “religioso”. O baixista Renato Rocha tocou com o trio nos três primeiros álbuns e chegou a gravar o baixo de algumas faixas desse álbum, mas acabou por deixar o grupo devido a desentendimentos com os outros membros. As linhas de baixo originalmente gravadas por Rocha foram regravadas por Dado e Renato, que se revezaram nos baixos e guitarras.

Lançado em Novembro de 1991, Vé o disco mais melancólico. Renato estava passando por um momento muito dificil em sua vida, pois acabara de descobrir que era soropositivo e problemas com o alcoolismo.

O Descobrimento do Brasilde 1993, é um álbum com fortes notas de esperança, mas permeado por tristeza e saudosismo. Ainda assim, é considerado por muitos o álbum mais “alegre” e delicado da Legião Urbana. E um dos que menos tocou nas rádios.

O fim da banda

O último concerto da Legião Urbana aconteceu em 14 de janeirode 1995, na casa de apresentações “Reggae Night” em Santos, litoral do estado de São Paulo.

Há quem considere o álbum A Tempestade ou O Livro dos Dias, lançado em 20 de setembro de 1996, o último da banda. Além disso, o álbum possui densas e belíssimas músicas, alternando o rock clássico de “Natália” e “Dezesseis”, ao lirismo de “L’Avventura”, “A Via Láctea”, “Leila”, “1º de Julho” e “O Livro dos Dias” e ao classicismo de “Longe do Meu Lado”. As letras, em geral, abordam temas como solidão, passado, homossexualismo, AIDS, amor, intolerância e injustiças, o que faz do disco um dos mais belos da música brasileira.

 As fotos do encarte foram tiradas próximas à época do lançamento, exceto a de Renato, que foi aproveitada da sessão de fotos do seu álbum solo Equilíbrio Distantede 1995, já que o cantor se recusou a fotografar para o disco.

O fim oficial da banda aconteceu em 22 de outubrode 1996, onze dias após a morte do mentor, líder e fundador da banda. Renato Russofaleceu 21 dias após o lançamento de A Tempestade, no dia 11 de Outubrode 1996. Uma Outra Estaçãofoi um álbum póstumo. A idéia original era de que A Tempestadefosse um álbum duplo. Como saiu simples, as sobras de estúdio foram compiladas nesse álbum de 1998. Canções como “Clarisse” ficaram de fora do álbum anterior por desejo do próprio Renato, que a considerava com uma temática muito pesada. A letra da canção “Sagrado Coração” consta no encarte porém não possui registro da voz de Renato. O álbum conta com participações especiais como Renato Rocha, baixista dos primeiros discos da Legião, e Bi Ribeiro, baixista dos Paralamas do Sucesso.

A banda então prossegue fazendo sucesso e vendendo muitos discos, mas sem tocar mais, e se seguem muitas entrevistas e reportagens com os ex-integrantes, Dado e Bonfá. Muitos começam a ouvir as músicas da banda após a morte de Renato, aclamado por alguns até mesmo como herói, embora sem nenhum feito heróico, mas perpetuado como um portador de uma visão crítica e realista.

Ainda hoje, é o terceiro maior grupo musical, da gravadora EMI-Odeon, em venda de discos por catálogo, no mundo, com média de duzentas mil cópias por mês.

 Legião UrbanaLegião UrbanaLegião UrbanaCapa do album As Quatro Estações

 

 

 

 


Ações

Information

5 responses

16 03 2009
cklm1

Olha só que Blog Interessante !! Parabéns mesmo !!
Nós do Blog “A Idéia de não ter idéia” gostamos muito do blog de vocês…
Eu, Marcos, particularmente, gosto muito de Legião Urbana !! Mesmo com o tempo passando, nunca vamos deixar de nos lembrar de uma das maiores bandas que já passaram pelo Brasil !!

Parabéns, estudantes Virtuais !! Continuem assim !!

OBS: Visitem nosso Blog … Não está tão ruim Assim …

18 03 2009
estudantesvirtuais

O blog de vocês tambem esta otimo,eu vi e adorei seu blog falando de uma das melhores bandas de rock brasileiro como legião urbana,devo tambem dar os parabens a vocês do blog “A Ideia de não ter ideia”
sempre que puder visitem nosso blog e comentem ok… bjos

23 07 2009
elaine(nanny furea)

nunca houve e nunca mas haver um poeta igual esse idolo:renato russo…

26 10 2009
nil luciano

di mais esse blog viu ficou otimo , sou fanatico em legião

8 02 2010
edson

cresci houvindo as musicas do legiao e ate hoje me emociono com as musicas principalmente giz e po enquanto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: