Movimento Feminista

1 05 2009

Movimento feministaFeminismo: é um movimento sócio-político que luta pela igualdade das mulheres em relação aos homens. Já foi definido como uma ideologia que objectiva a igualdade – ou o que seria mais preciso – a igualdade entre os sexos. Contudo, há autoras feministas que procuraram demonstrar como a própria concepção de sexo biológico advém de uma compreensão simbólica do mundo que é orientada pela concepção de gênero. Outros estudiosos definem o feminismo como um conjunto de idéias políticas, filosóficas e sociais que procuram promover os direitos e interesses das mulheres na sociedade civil. No entanto, os feminismos, nas múltiplas formas, estão relacionados a desejos, políticas e interesses de outros grupos civis, não somente de mulheres.

Este movimento adquire cunho reivindicatório por ocasião das grandes revoluções. As conquistas da Revolução Francesa, que tinha como lema Igualdade, Liberdade e Fraternidade, são reivindicadas pelas feministas porque elas acreditavam que os direitos sociais e políticos adquiridos a partir das revoluções deveriam se estender a elas enquanto cidadãs. Algumas conquistas podem ser registradas como conseqüência da participação da mulher nesta revolução, um exemplo é o divórcio.

Os movimentos feministas são, sobretudo, movimentos políticos cuja meta é conquistar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, isto é, garantir a participação da mulher na sociedade de forma equivalente à dos homens. Além disso, os movimentos feministas são movimentos intelectuais e teóricos que procuram desnaturalizar a idéia de que há uma diferença entre os gêneros.

E viva as Mulheres!!


Ações

Information

2 responses

26 08 2009
MARIA DA PENHA

OI! POR FAVOR ALGUEM ME AJUDE!!! PRECISO DO ENDEREÇO DE VCS, MOVIMENTO FEMINISTA EM VITORIA, ES/ REGIÃO METROPOLITANA, PARA PESQUISAR/ ME FILIAR, SOU ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA PELA UFES, ES

24 01 2010
Roberto Monteiro

Parabêns pela postagem, infelizmente há mulheres que não conhecem a verdadeira essência do movimento feminista e transformam algo riquíssimo em mais um preconceito comparado ao maxismo. Contudo depois desta postagem, a qual tomo a liberdade de postar em meu blog, referenciada é claro, espero que muitas destas mulheres mudem o conceito que tem sobre o MF!
E mais uma vêz, parabêns!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: