Educação Ambiental

18 05 2009

Uma das grandes questões em discussão, hoje em dia, é quanto à destruição e devastação ambiental. Quem seria o culpado por isso? O que poderia se fazer para conter esse problema?

Uma das saídas que se tem buscado, é a prática do desenvolvimento sustentável, que tem como principal idéia usar os recursos que o meio ambiente proporciona, sem agredir o mesmo, assim não afetando as gerações futuras.

Usa-se também como método para a preservação da natureza, a educação ambiental, que é o ensino que busca disseminar o conhecimento sobre o ambiente a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.

Têm-se feito ao longo dos anos conferências internacionais para buscar soluções à essas questões. Dentre elas destacam-se:

  O Protocolo de Kyoto, no qual constitui-se compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa antropogênicas do aquecimento global.Discutido e negociado em Kyoto no Japão em 1997 foi aberto para assinaturas em 11 de Dezembro de 1997 e ratificado em 15 de Março de 1999. Sendo que para este entrar em vigor precisou que 55% dos países, que juntos, produzem 55% das emissões, o ratificassem, assim entrou em vigor em 16 de Fevereiro de 2005, depois que a Rússia o ratificou em Novembro de 2004.

O Rio+10 foi um fórum de discussão das Nações Unidas realizado entre os dias 26 de Agosto e 4 de Setembro de 2002, em Johanesburgo, África do Sul, que teve como objetivo principal discutir soluções já propostas na Agenda 21 primordial,Rio 92, para que pudesse ser aplicada de forma coerente não só pelo governo, e sim pelos cidadãos realizando uma agenda 21 local, implementando o que foi discutido em 1992.

 

Pode-se dizer que essas medidas, em parte, tem funcionado. Mas a solução total desse problema se dará quando o ser humano se conscientizar de sua parte, que o modo dele agir tem grande influencia para com o futuro do mundo.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: